Thursday, May 17, 2007

PECHA KUCHA NIGHT

Pecha Kucha Night, concebida por Astrid Klein e Mark Dytham (Klein Dytham architecture), teve origem em 2003 na cidade de Tokyo com o objectivo de criar uma plataforma para jovens profissionais das diversas áreas criativas se reunirem, conhecerem e apresentarem publicamente o seu trabalho.

Um dos objectivos fundamentais, por parte dos criadores de evento, era terminar com os longos monólogos tão habituais nas conferências destas áreas profissionais. Os seus organizadores delinearam e patentearam um formato específico de conferência que promove a fluidez do discurso dos oradores, mantém elevado o nível de interesse da assistência, e dá também oportunidade a mais pessoas para apresentarem o seu trabalho.

O seu formato específico (4 edições por ano; 20 oradores por sessão; 20 imagens por orador; 20 segundos de exposição predefinidos para cada imagem num total de 6’40 minutos por intervenção) promove um discurso fluido por parte dos oradores, mantendo elevado o nível de interesse da assistência e dando oportunidade a mais pessoas de apresentarem o seu trabalho.

Pecha Kucha (que significa em japonês “o som da conversa”) acabou por cobrir uma necessidade latente de criação de plataformas onde trabalho criativo pudesse ser apresentado fácil e informalmente. Esta necessidade depressa se revelou global, visto que Pecha Kucha Night, sem qualquer tipo de iniciativa explícita por parte dos seus criadores, se espalhou por dezenas de cidades em todo o mundo.

Para mais informacoes sobre o evento global: www.pecha-kucha.org

0 comments: